Ingerir açúcar tem os mesmos efeitos que a ingestão de droga como cocaína?

A cocaína é uma substância psicoativa, isto é, que atua ao nível do cérebro, provocando alterações na consciência, humor e comportamento, entre outros fatores. Consiste num pó branco e cristalino tal como o açúcar.
O que os estudos recentes mostram é que o açúcar é tão viciante como a cocaína, uma vez que ambos provocam um efeito eufórico que promove a libertação de dopamina, uma substância química que controla os locais de prazer no cérebro.
Quando ingerimos uma bola de Berlim, um chocolate ou outro alimento, ocorre a libertação de dopamina, o que faz com que sintamos prazer. Isto, quando em exagero, pode tonar-se num comportamento compulsivo que leva a ingestão exagerada de açúcar, promovendo a incidência de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade.
O grande problema é que este “bicho Papão” está em todo o tipo de alimentos até naqueles que menos suspeitamos como o pão, molhos, iogurtes, entre outros.
De acordo com os estudos, quando ingerimos muito açúcar quer através de comida quer através das bebidas, o nosso fígado faz a conversão de açúcar em gordura. Este mecanismo é prejudicial, pois conduz a um aumento do colesterol LDL aumentando o risco de aterosclerose.
Portanto, senão queremos recorrer a uma clínica de “ desintoxicação de açúcar” o melhor a fazer é consumir açúcar com moderação, praticar uma alimentação variada, dando preferência às leguminosas e hortofrutícolas. A nossa saúde agradecerá e problemas futuros iremos atenuar!

É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!

Tagged:

0 comentários:

Enviar um comentário

© 2013-2017 Uma Questão De Alimentação. Todos os direitos reservados | Powered by Blogger