A dieta mediterrânica consiste numa forma de comer com tradição centenária. Refere-se aos padrões alimentares encontrados no início da década de 60 na região do Mediterrâneo. Constitui um património cultural mundial.
O professor Ancel Keys foi o primeiro a descrever este tipo de padrão alimentar e observou que nas populações da região do Mediterrâneo havia uma menor taxa de mortalidade e menor incidência de doenças cardiovasculares e cancro e maior longevidade em relação aos Estados Unidos da América e aos países do Norte da Europa.
 Assim sendo, a alimentação mediterrânica atribui proteção contra estas doenças devido ao elevado consumo de azeite e à baixa ingestão de gordura saturada. Para além disso, caracteriza-se pelas grandes quantidades de produtos hortícolas, incluindo plantas selvagens, leguminosas, frutos e sementes, ricos em fibras, folato e vitaminas C, E e cálcio entre outros micronutrimentos e fitoquímicos.
Para além destas características, destacam-se: o apoio social entre os indivíduos e o sentido de comunidade que acompanhava a partilha de alimentos com a família e os amigos; a duração das refeições, favorecedora de relaxamento e alívio da tensão diária; preparação de refeições cuidadas e saborosas, estimuladoras do prazer na alimentação saudável e sem esquecer as sestas após o almoço, que também proporcionavam descanso e relaxamento.
É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!

Tagged:

0 comentários:

Enviar um comentário

© 2013-2017 Uma Questão De Alimentação. Todos os direitos reservados | Powered by Blogger