Foto de flickr.com/randihausken
Em Portugal, o consumo da castanha é uma tradição no outono. É na celebração do Magusto que esta tem maior destaque na nossa alimentação.
Trata-se de um fruto que provém do castanheiro e que se desenvolve dentro dos ouriços, existindo vários tipos. Ela está presente na alimentação humana desde há muito tempo, sendo que em meados do século XVII, a castanha era um dos farináceos mais consumidos pelos beirões e transmontanos, tendo sido um substituto do pão e da batata.
É um fruto sazonal, que pode ser encontrado a partir da 2ª quinzena de setembro até dezembro. Contudo, já é posíivel encontra-la o ano todo devido ao mercado da castanha congelada.
Quais são os benefícios nutricionais da Castanha?

 É um grande fornecedor de hidratos de carbono complexos, fibra e proteína de elevado valor biológico, sendo interessante no controlo do apetite. Para além disso, tem um baixo teor em gordura e também é de destacar a quantidade considerável de algumas vitaminas e minerais, nomeadamente as vitaminas do complexo B, a vitamina C, cobre e o manganésio.
Apesar da castanha não ter o aspeto e cor dos frutos antioxidantes, não deixa de ter um teor apreciável de polifenóis, nomeadamente de flavonóides e ácidos fenólicos que têm como função a prevenção de certos tipos de cancro e das doenças cardiovasculares, mas também do envelhecimento celular, conferindo proteção perante os radicais livres.
Como podemos consumi-las?
A castanha tem a grande vantagem de ser um alimento muito versátil, pode ser usada como acompanhamento de pratos (assadas, cozidas ou em puré), servir de base para sopas, molhos e também nas sobremesas, compotas e bolos.
Como conservar melhor a castanha?
Antes de mais na altura de comprar, opte pelas que têm pele brilhante e sem cortes ou fissuras. No momento de armazena-las, sempre num local fresco, seco e que não estejam sujeitas à compressão, de maneira a não serem esmagadas. Podem ser conservadas no congelador, para tal basta descascá-las, podendo armazena-las com uma longa duração de cerca de 6 meses.
É, de facto, lamentável que a castanha com tantas qualidades não faça parte da nossa alimentação com mais frequência, uma vez que pode substituir o arroz, a massa ou a batata, principalmente nesta altura do ano. É de realçar que Portugal é um grande produtor de castanha, sendo que na hora de comprar escolha a castanha de origem portuguesa. Afinal devemos comprar o que é nosso não só para ajudarmos na produção local mas também para diminuir o impacto ambiental.
Já o diziam os nossos antepassados: Cruas, assadas, cozidas ou engroladas, com todas as manhas bem boas e assadas são as castanhas!
É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!

Tagged: ,

0 comentários:

Enviar um comentário

© 2013-2017 Uma Questão De Alimentação. Todos os direitos reservados | Powered by Blogger