Não. Apesar do valor calórico do pão escuro ser sensivelmente o mesmo do pão branco, quanto mais refinada estiver a farinha menor a quantidade de fibras, vitaminas e minerais que são nutrimentos reguladores essenciais para o correto funcionamento do organismo.
As fibras são importantes na regulação do trânsito intestinal e na redução do colesterol ingerido nos alimentos. Por outro lado, as vitaminas do complexo B, os minerais e as fibras ajudam o organismo a metabolizar os hidratos de carbono presentes no pão escuro.

Acrescenta-se ainda o facto de, nos pães de farinha escura, a absorção do amido faz-se lentamente, o que ajuda a regular a fome e a saciedade.
É evidente que a quantidade de pão ingerida e a sua inadequada distribuição pelas refeições pode facilitar o aumento de peso. No entanto, na maioria das vezes, o principal "culpado" pelo aumento de peso é a quantidade de gordura adicionada na forma de manteiga, margarinas, creme de barrar com chocolate, queijos gordos, produtos de charcutaria, patês e carnes gordas. Para além disso, existem os doces e compotas que são bastantes ricas em açúcar.
Portanto, varie a escolha do pão. Opte por pão com farinhas integrais, de preferência de mistura de trigo e centeio, com pouco sal e de cozedura lenta. Os pães de sementes são também uma excelente alternativa.
Não se deixe enganar pelos mitos!
É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!

Tagged: ,

0 comentários:

Enviar um comentário

© 2013-2017 Uma Questão De Alimentação. Todos os direitos reservados | Powered by Blogger