"E quem mais chora por mim, é quem me faz em pedaços", dado isto só poderíamos estar a falar da cebola. Ela é praticamente indispensável na nossa cozinha, desde sopas a guisados, a cebola é quase a personagem principal do prato.
Com cerca de 17 kcal e 93% da sua constituição consiste em água, a cebola é um hortícola com imensos benefícios para a nossa saúde. De facto, estudos recentes apontam que os componentes da cebola têm um papel protetor contra as doenças cardiovasculares (está envolvida na diminuição do colesterol e triglicerídeos) bem como para alguns tipos de cancro (do estômago e do cólon).
A cebola é rica em antioxidantes e as suas propriedades anti-inflamatórias não passam desapercebidas.
Para além disso, a cebola é rica em vitamina C, potássio e fósforo. Uma propriedade não muito conhecida na cebola é o seu teor em cálcio e em compostos que têm um efeito bastante positivo na densidade mineral óssea nas mulheres não só na menopausa mas também antes, reduzindo cerca de 20% o risco de fratura da anca.
Tal como a maioria dos hortícolas, a culinária afeta o seu valor nutricional. Portanto, o ideal é comer em cru ou quando cozida, em vapor.
Já sabe, se chorar por comer cebola não serão lágrimas de tristeza mas sim de saúde e bem-estar.
É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!
0 comentários:
Enviar um comentário