O café foi descoberto no ano de 575 d.C, na Etiópia. E hoje em dia é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo devido ao seu aroma e sabor intenso.
De maneira geral, podemos distinguir 2 tipos de café: O café arábica que se caracteriza pelo sabor suave e aromático, proveniente da América. O outro tipo de café é o café robusto, típico do sudeste asiático e do Brasil. Possui um sabor mais amargo e tem um teor mais elevado de cafeína comparativamente ao café arábica.
Para além de bebida, o café pode ser consumido em preparados de bebidas de cereais, alguns molhos, bolachas, bolos e gelados.
Se pensa que o seu café matinal lhe fornece somente energia, pois para além dessa sensação de energia, o seu café pode estar a oferecer-lhe vários benefícios para a sua saúde!
O café está associado a uma melhoria da função cognitiva no envelhecimento, reduzindo o risco da doença de Alzheimer e de Parkinson. Estes benefícios devem-se não só à cafeína mas também à presença de antioxidantes. Para além de cafeína e de vários compostos antioxidantes contém uma pequena quantidade de nutrientes como o Potássio, Magnésio, Vitamia E e Niacina que ajudam o corpo a utilizar a insulina.
De facto, vários estudos têm vindo a demonstrar alguns efeitos benéficos do consumo moderado de café, associando-o a maior capacidade de concentração e aumento da produtividade e protetor contra a depressão. Pela sua capacidade anti-inflamatória, o café pode ainda contribuir para a redução do risco de diabetes tipo 2, de doenças cardiovasculares e de certos tipos de cancro.
Assim, a inclusão de café nos hábitos alimentares diários, pode ocorrer no âmbito de uma alimentação completa, variada e equilibrada, desde que não se ultrapassem as doses recomendadas.
É importante realçar que doses de cafeína acima de 400 mg/dia representam um consumo elevado, o qual pode causar riscos para a saúde: a conhecida intoxicação ou cafeinismo. Alguns são, por exemplo, ansiedade, nervosismo, insónias, taquicardia e náuseas. Portanto muito cuidado aquando do consumo de suplementos alimentares à base de substâncias estimulantes (p.e. cafeína, taurina) que podem interagir entre si ou mais cautela perante associação destas substâncias estimulantes com o álcool.
Muitas vezes o que acontece é que consumimos bebidas de café que têm um alto teor de gordura e de açúcar, o que vem “camuflar” os benefícios do café. Portanto, procure beber o café simples ou com adição de leite com um baixo teor de gordura. Quanto ao açúcar o mínimo possível. Pode sempre adicionar canela em que também já se mostrou efeitos benéficos para a nossa saúde, devido ao seu conteúdo em antioxidantes e polifenóis, o que torna o seu café ainda mais vantajoso.
É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!
0 comentários:
Enviar um comentário