O nosso organismo converte os hidratos de carbono dos alimentos que ingerimos num tipo de açúcar que se chama glicose. A insulina atua como a “chave que abre a porta das células” permitindo a entrada da glicose. Nos diabéticos, a insulina ou não funciona como deveria ou não é produzida, o que faz com que a glicose permaneça no sangue. 
A Diabetes Mellitus tipo 1, chamada de insulino-dependente, ocorre quando o pâncreas deixa de produzir completamente a insulina. Por isso, é importante a administração da insulina.
Na Diabetes Mellitus tipo 2, o organismo torna-se cada vez mais resistente à sua ação, sendo, por isso, necessário a utilização de medicamentos orais para se atingir um equilíbrio. A alimentação e a redução de peso são muito importantes no tratamento deste tipo de diabetes.
A diabetes tem como complicações: cegueira, insuficiência renal, doenças cardiovasculares, lesões nervosas e o conhecido problema do pé diabético.
Esteja atento aos sinais de alerta como a vontade frequente de urinar, sede, fome constante, problemas na visão, cansaço e a irritabilidade.
Deve ter em atenção ainda à sua glicemia, ao colesterol e triglicerídeos, tensão arterial e ao seu peso.
Para prevenir as complicações da Diabetes é fundamental um bom controlo, em que a alimentação e a atividade física são bons aliados:


  • Evite o açúcar bem como os alimentos ricos em açúcar: Refrigerantes, bolos, chocolates, compotas, rebuçados e outros. Também deve evitar os alimentos ricos em gorduras: Produtos de salsicharia e charcutaria, snacks e as batatas fritas.
  • Procure moderar o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Inclua alimentos ricos em fibra: Frutas, hortícolas, pão escuro, cereais integrais e leguminosas (grão de bico, feijão...)
  • Opte pelos alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas: Azeite, óleo de amendoim... e os alimentos ricos em gorduras polinsaturadas (onde se incluem os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6): Peixe gordo (sardinha, atum, cavala, arenque, salmão...) frutos gordos (noz, amendoim...)
  • Procure comer várias vezes ao dia, pelo menos de 3h em 3h. É importante que faça as refeições nas horas certas!
  • Não ultrapasse as 8h de jejum nocturno.
  • Na altura de comprar, leia os rótulos.
  • Faça refeições tranquilas, mastigando calmamente.
  • Privilegie os grelhados, os assados com pouca gordura, e os cozidos, assim como o uso de especiarias e ervas aromáticas.
  • Não se esqueça de praticar atividade física. Procure fazer caminhadas a passo acelerado, todos os dias, durante 30 a 45 minutos e esqueça os elevadores! Mexa-se pela sua saúde!

Siga estes conselhos e não deixe que a diabetes seja um problema na sua vida!
É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!

Tagged:

0 comentários:

Enviar um comentário

© 2013-2017 Uma Questão De Alimentação. Todos os direitos reservados | Powered by Blogger