Os produtos de charcutaria cuja base de confeção são tecidos animais, fragmentos picados ou em pasta, envolvidos e conservados em tripas ou em películas naturais ou artificiais. A maioria é constituída por carne e gordura de porco. São salgados ou fumados, temperados em marinadas ou em caldas de especiarias. Existem misturas com vísceras e as partes de carcaças mais ricas de gordura. No fabrico de enchidos, são adicionadas substâncias (nitritos e nitratos) que impedem o desenvolvimento de microrganismos que podem causar problemas de saúde (por exemplo, botulismo) e uma grande variedade de aditivos naturais e artificiais como conservantes, antioxidantes, aromatizantes, intensificadores de sabor, espessantes, emulsionantes e gelificantes.
Nos produtos fumados, depositam-se substâncias (irritantes e cancerígenas) que penetram para o interior do produto quando em contacto com a água ou humidade.
Os fumados caseiros podem ser mais agradáveis ao paladar, ma o menor conteúdo em conservantes artificiais faz com que necessitem de doses superiores de sal e gordura para a sua conservação.
Os produtos de charcutaria tal como os outros alimentos exigem MODERAÇÃO
É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!

Tagged:

0 comentários:

Enviar um comentário

© 2013-2017 Uma Questão De Alimentação. Todos os direitos reservados | Powered by Blogger