Não basta saber ler o rótulo dos alimentos. Mais importante do que ler é entender as informações que ele nos mostra, pois uma correta interpretação nos ajudará a fazer as melhores escolhas para comer bem e viver melhor.
Siga estes passos cada vez que comprar um produto alimentar:

  1. Deve ler a lista dos ingredientes: Está organizada por ordem decrescente de quantidade, ou seja o ingrediente que aparece em 1º lugar está em maior quantidade em relação ao que se apresenta logo de seguida (e assim sucessivamente). Deve escolher alimentos que tenham menores quantidades de açúcar, gordura (principalmente trans e saturada), sal e outras designações de açúcar como maltose, frutose, glicose (ou glucose), lactose, dextrose, xarope de açúcar… 
  2. Prazo de validade: Para além deste não deve optar por produtos cuja embalagem esteja danificada.
  3. Na tabela de composição deve ter atenção principalmente ao valor energético, aos hidratos de carbono (opte pelos que têm menor quantidade na secção que diz: “dos quais açúcares”), de lípidos (trans e ácidos gordos saturados, principalmente) e de sal. 
  4. Os valores de DDR (Dose Diária Recomendada) e VDR (Valor Diário Recomendado) remete para um adulto com necessidades energéticas de 2000 kcal por isso tenha especial cuidado quando compra alimentos para as crianças, uma vez que os teores de açúcar, gordura e sal poderão ser elevados para esta faixa etária.
  5. Por último, respeite sempre as recomendações de conservação para garantir a qualidade e segurança do alimento.

Com a nova legislação dos rótulos uma das vantagens foi o aumento do tamanho da letra para facilitar a sua leitura. Siga estes conselhos para uma compra mais consciente!

É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!

Tagged:

0 comentários:

Enviar um comentário

© 2013-2017 Uma Questão De Alimentação. Todos os direitos reservados | Powered by Blogger