Durante os primeiros quatro meses de vida, o bebé só bebe leite. É chamada a alimentação láctea exclusiva, que poderá ser constituída por leite materno e /ou leite artificial. Nesta fase, o aleitamento materno exclusivo constitui sempre a melhor opção para o bebé e para a mãe devido aos inúmeros benefícios que apresenta para ambos.

Quais são os benefícios do aleitamento materno?
O leite materno é o alimento mais adaptado às características digestivas e metabólicas do bebé, pois contém todos os nutrimentos necessários (proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas e minerais), nas proporções corretas para o crescimento humano.

A composição do leite ajusta-se, ao longo do tempo às necessidades do bebé. É interessante o facto do bebé ser capaz de reconhecer as diferenças dessa composição, decidindo em que altura deve parar de mamar de um peito, para recomeçar no outro. Para além disso, o leite materno protege o bebé da maioria das alergias alimentares e infeções gastrointestinais, respiratórias e urinárias.
O que a ciência nos diz é que o bebé alimentado ao peito tem menor probabilidade de vir a ter excesso de peso, diabetes e cárie dentária. A sucção no peito materno desenvolve um maxilar mais saudável, com melhor musculatura da boca, que irá favorecer o desenvolvimento da linguagem. Para além disso, estudos mostram que bebés amamentados, aceitam mais facilmente os novos alimentos.
O ato de amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional forte e precoce entre o bebé e a mãe. Esta relação é determinante de um melhor desenvolvimento global da criança.
Mas a amamentação não só traz benefícios à criança mas também à mãe. Na mulher que amamenta, o útero volta mais rapidamente ao tamanho normal, o tempo de hemorragia (perda de sangue) é mais reduzido e recupera mais facilmente o peso que tinha antes de engravidar.
Amamentar contribui para uma maior remineralização dos ossos da mãe e tem menor probabilidade de desenvolver cancro da mama e do ovário.
Portanto, o leite materno é a melhor escolha para o bebé. Já está preparado e encontra-se sempre pronto a servir, à temperatura certa não se estraga, sendo mais seguro do ponto de vista da higiene alimentar, sendo também mais económico.
É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!


Tagged:

0 comentários:

Enviar um comentário

© 2013-2017 Uma Questão De Alimentação. Todos os direitos reservados | Powered by Blogger