A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) definiu o ano de 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas, com o tema: “Sementes Nutritivas para um Futuro Sustentável”. O objetivo é demonstrar os benefícios nutricionais das leguminosas (feijão, grão, lentilhas, favas, ervilhas) como parte de um sistema de produção alimentar sustentável visando sempre a segurança alimentar e nutricional.
Características das Leguminosas
As leguminosas podem ser usadas como fonte proteica, pois para além da carne e do peixe, estas são uma boa fonte de proteínas.
Em Portugal, o consumo de leguminosas tem vindo a diminuir ao longo do tempo. Estas combinadas com cereais ou derivados, são ricas em fibra e hidratos de carbono de absorção lenta importantes para promover a saciedade, e são fornecedoras de minerais como cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e vitaminas do complexo B.
Não se esqueça das leguminosas: seja na sopa, como acompanhamento no prato ou até mesmo em sobremesas, faça com que as leguminosas estejam presentes na sua alimentação!
É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!
0 comentários:
Enviar um comentário