É importante aproveitar a oportunidade para fazer escolhas saudáveis para o coração, onde quer que vivamos, trabalhemos bem como nos momentos de diversão, de maneira a reduzir não só o risco cardiovascular mas também daqueles que nos rodeiam. A doença cardiovascular (DCV) é a 1ª causa de morte no mundo. Em cada ano, é responsável por 17,3 milhões de mortes prematuras, prevendo-se que em 2030 aumente para 23 milhões.
Porém, a maioria das DCV podem ser prevenidas, alterando determinados fatores de risco, tais como o tabagismo, alimentação pouco saudável e a falta de atividade física, isto é, o sedentarismo.
O ambiente em que vivemos, trabalhamos e nos divertimos, pode afetar a nossa capacidade de fazer as escolhas certas para a saúde do nosso coração. Muitas pessoas estão “encurraladas” nos ambientes, em que se deparam com:
- A falta de acesso a espaços verdes ou a caminhos seguros para andar a pé ou de bicicleta.
- Refeições pouco saudáveis na escola ou no local de trabalho.
- Enorme exposição ao tabaco, álcool e fast food.
- Exposição ao fumo passivo, poluição dentro de casa ou ao ar poluído na rua.
Quais são os fatores de risco modificáveis das doenças cardiovasculares?
- Hipertensão arterial
- Tabagismo
- Álcool em excesso
- Alimentação pouco saudável
- Excesso de peso
- Sedentarismo
Criar ambientes saudáveis para o coração permitirá a todos nós fazermos as escolhas certas que podem reduzir o nosso risco de doença cardíaca e de acidente vascular cerebral.
É tudo uma questão de alimentação e lembre-se: Cuide sempre de si!
0 comentários:
Enviar um comentário